Colt Forum banner

Lubrificantes secos

8K views 20 replies 12 participants last post by  joehaber  
#1 ·
Ontem decidi experimentar um lubrificante seco dentro de um tubo de carregador de espingarda.
Fui à Menard's e comprei uma lata de "Blaster Advanced Dry Lube with Teflon".
Eles também tinham lubrificante seco da marca WD-40 com Teflon, mas eu escolhi a marca Blaster.

Limpei o tubo e a mola e pulverizei tudo.
O spray transformou-se numa substância branca e pulverulenta.
Enquanto testava a ação da mola, empurrando o seguidor para cima no tubo com uma vareta de limpeza, o pó branco caiu do tubo e espalhou-se por toda a ação e por mim.

Demorou um esforço considerável, mas consegui limpar tudo e substituí-lo pela minha habitual massa de Teflon em spray Super Lube.

Não olho para um lubrificante seco há muitos anos. Eu pensei que era um líquido transparente que secava e permanecia no lugar.

Que lubrificante seco alguém usou e estava na forma deste pó semelhante a talco?

#2 ·
Anos atrás, experimentei um pó de teflon lubrificante a seco, mas não continuei com ele. Não me lembro da marca, no entanto. Parecia funcionar bem o suficiente em pistolas que eu atirava com frequência, mas questionei o uso a longo prazo. Uma fina camada de óleo para armas (usei muitas marcas) parecia uma maneira melhor para armazenamento a longo prazo... o óleo deixava uma camada bastante consistente onde o lubrificante a seco poderia cair e deixar o metal nu desprotegido.

Talvez a tecnologia de lubrificação a seco tenha melhorado... Tenho conservantes e lubrificantes líquidos suficientes para durar bastante tempo.

#3 ·
Eu uso CRC e gosto. Quando o propelente (propano?) evapora, deixa uma película (sem cor). Eu costumava ter uma lata que eu gostava mais - Elmers (acho), mas não a vejo há algum tempo.
Eu acho que a maioria das pessoas lubrifica demais suas armas. Ele acumula pólvora, poeira, fiapos, etc. Eu tento nunca usar óleo. Ele não fica no lugar. Eu borrifo as partes internas com spray de Teflon, depois uso graxa nos pontos de desgaste.

#5 ·
Eu uso lubrificante seco Liquid Wrench nas minhas .22, pois ele não atrai todos aqueles resíduos bagunçados de .22 que tendem a se transformar em uma gosma e emperrar a ação. Ele é pulverizado molhado e seca em um filme, e parece ficar no lugar também. Eu não atiro muito, mas as armas estão perfeitamente satisfeitas com ele e até agora eu realmente não vi nenhuma desvantagem.

#11 ·
Eu uso lubrificante seco Liquid Wrench nas minhas .22, pois não atrai todos aqueles resíduos bagunçados de .22 que tendem a se transformar em uma gosma e emperrar a ação. Ele é pulverizado molhado e seca em um filme, e parece ficar no lugar também. Eu não atiro muito, mas as armas estão perfeitamente satisfeitas com ele e até agora eu realmente não vi nenhuma desvantagem.
"Liquid Wrench, Dry Lube"...Hmm... Um tanto quanto um 'oxímoro', mas se funciona, e daí?

Só por curiosidade, qual é a vantagem de um lubrificante "seco", em comparação com o lubrificante antiquado, do tipo 'antigo'? Eu uso "Hoppe's #9" há mais de 60 anos, e meu pai usou antes de mim, e meu avô antes dele, sem nenhum problema!

Eu acho que se algo existe há tanto tempo, deve estar fazendo algo certo... e além disso, eu gosto do cheiro dele! ;)
Image

#7 ·
Fiz algumas pesquisas e parece que o lubrificante seco da marca "Blaster" não é a forma usual de lubrificantes secos.

Eu deveria ter comprado a marca WD-40 porque é um líquido transparente que tem um veículo que evapora e deixa uma película clara e seca.

O problema com a marca Blaster é que é, na verdade, um pó branco fino que não adere ao metal e simplesmente cai.

Eu queria experimentar com um lubrificante seco dentro de um tubo de carregador de espingarda para eliminar a graxa nas cápsulas.
Além disso, com um lubrificante seco, eu poderia simplesmente dar ao interior do tubo e da mola outra pulverização enquanto ele está montado para renovar a lubrificação e a proteção contra ferrugem.
Embora a graxa em spray Super Lube funcione muito bem, quando ela se desgastar, eu teria que desmontar completamente os TUBOS do carregador, pois esta é uma espingarda Kel-Tec KSG com dois tubos de carregador que exigem ferramentas especiais para desmontar.
A marca Blaster certamente não atendeu à necessidade.

Vou devolver essa coisa e trocá-la pela marca WD-40. Custa alguns dólares a mais, mas parece que realmente vai funcionar.

#10 ·
Quando eu era criança, meu pai tinha algumas ideias peculiares sobre lubrificantes para armas. Ele tinha uma lata grande de óleo de baleia que transferia para um borrifador de óleo três em um, conforme necessário... e para uso no inverno, ele guardava um tubo de grafite em pó. Nós desmontávamos e limpávamos nossas armas para uso no inverno... lubrificávamos com o grafite.

Não tenho certeza do porquê ele gostava de óleo de baleia para armas de fogo??... Eu pelo menos sabia que o grafite em pó impedia que sua arma ficasse muito pegajosa em clima extremamente frio.

Eu apenas uso clp para a maioria das minhas necessidades de lubrificação de armas hoje em dia. Já desmontei um alimentador tubular e empurrei um esfregão de espingarda com um pouco de clp para limpar e lubrificar as coisas.

#13 · (Edited)
O óleo de espermacete foi usado por muito tempo como um lubrificante natural de alta qualidade antes que petróleo ou lubrificantes sintéticos estivessem disponíveis.

Foi usado como um lubrificante de qualidade super fina para armas, relógios, instrumentos de precisão e outros lugares onde um lubrificante puro era necessário.
O óleo foi extraído da cabeça de baleias cachalotes e era uma mercadoria muito valiosa, antes de ser proibido para venda.
Hoje, o óleo de espermacete tem uma reputação lendária como lubrificante, mas, na verdade, os sintéticos modernos e a maioria dos lubrificantes de petróleo o superaram em qualidade.

Quanto aos lubrificantes secos e armas, os lubrificantes secos simplesmente não funcionam bem em armas de fogo, exceto para algumas aplicações como carregadores e tubos de carregadores.
Por várias razões, a maioria dos lubrificantes secos simplesmente não parece funcionar tão bem quanto líquidos ou graxas.
Um dos poucos lubrificantes secos que podem funcionar bem é o Molybdenum Dry Slide.

Este é um lubrificante de molibdênio preto misturado com um veículo que evapora, deixando um revestimento preto de molibdênio.
Mesmo assim, eu tentei há anos e ainda preferi um líquido ou graxa.

#14 ·
O óleo de espermacete foi usado por muito tempo como um lubrificante natural de alta qualidade antes que o petróleo ou lubrificantes sintéticos estivessem disponíveis.

Ele foi usado como um lubrificante de qualidade super fina para armas, relógios, instrumentos de precisão e outros lugares onde um lubrificante puro era necessário.
Era também um ingrediente importante para o fluido da transmissão automática. Os proprietários de carros mais antigos tiveram que usar fluidos modernos...não é uma coisa ruim...mas nem todos os fluidos modernos funcionam da mesma maneira...diferentes pontos de mudança...mudanças mais duras ou mais suaves. É uma troca.

O mesmo com os discos de fricção da transmissão...não há mais amianto, mas diferentes materiais de fricção de composição que mudam a forma como a transmissão opera em relação aos projetos originais. Novamente...apenas algo a que se adaptar.

#16 ·
Como eu disse, os lubrificantes secos simplesmente não têm um bom histórico em armas de fogo e aplicações de máquinas, e é por isso que, tanto quanto eu sei, nenhum lubrificante seco é autorizado para uso pelos militares.

Além de uma breve experiência com Dry-Slide Moly, eu nunca usei nada além de graxa ou lubrificantes líquidos, mas este é um caso especial.
A arma em questão é uma espingarda bullpup Kel-Tec KSG que possui dois tubos de carregador, com capacidade para 14 cartuchos padrão de 2 3/4 polegadas.
Devido ao design, os tubos do carregador são uma montagem semipermanente que requer ferramentas especiais para desmontar.
Isso impede a limpeza e lubrificação fáceis, então eu escolhi um lubrificante seco por essa razão.

#17 ·
Como eu disse, os lubrificantes secos simplesmente não têm um bom histórico em armas de fogo e aplicações de máquinas, e é por isso que, até onde eu sei, nenhum lubrificante seco é autorizado para uso pelos militares.

Além de uma breve experiência com Dry-Slide Moly, nunca usei nada além de graxa ou lubrificantes líquidos, mas este é um caso especial.
A arma em questão é uma espingarda Kel-Tec KSG pump bullpup que possui dois tubos de carregador, com capacidade para 14 cartuchos padrão de 2 3/4 polegadas.
Devido ao design, os tubos do carregador são um conjunto semipermanente que requer ferramentas especiais para desmontar.
Isso impede a limpeza e lubrificação fáceis, então eu escolhi um lubrificante seco por esse motivo.
Duvido que os lubrificantes secos sejam os melhores lubrificantes, mas algumas vantagens certamente podem superar isso. Meu 10/22 não é exatamente difícil de desmontar, mas é um pouco um projeto e o lubrificante seco me permite atirar mais entre as limpezas. Se parece que está começando a secar (bem, ok: ESTÁ seco), eu apenas borrifo um pouco mais de lubrificante nele. Também posso ver que os lubrificantes secos seriam úteis na guerra no deserto, mas ainda não encontrei um que seja aprovado e testado em campo pelos militares. Se eu encontrar um, com certeza vou usá-lo.

#18 ·
Por quase sempre, desde que o rifle e a pistola de repetição foram inventados, era um artigo de fé e ordens oficiais que as armas de fogo deveriam ter menos lubrificante em condições empoeiradas ou arenosas.

Tudo isso mudou nas Guerras de Areia, quando a experiência prática real no campo provou que os rifles são mais confiáveis com MAIS lubrificante, não menos.
Mais lubrificante, como CLP, mantém a sujeira macia e permite que as peças móveis removam a sujeira, mantendo a arma funcionando por mais tempo.

Nestas guerras recentes no Afeganistão e no Iraque, houve um problema com os sargentos mais velhos, novos na guerra, ordenando que as pessoas reduzissem a lubrificação, embora as tropas tivessem aprendido que mais lubrificação mantinha seus rifles funcionando por mais tempo.
Finalmente, as instruções chegaram sobre a adição de mais lubrificante, mas alguns sargentos mais graduados se recusaram a cooperar, na verdade causando interrupções nas armas.
Essa ideia de mais lubrificante na poeira e na areia é contra-intuitiva e o oposto do que os sargentos mais velhos foram treinados.

Isso chegou ao ponto em que, em um caso, um sargento muito graduado teve que ser ameaçado com a dispensa e o envio para casa pelo comando antes de recuar.

#19 ·
Eu não ficaria surpreso se parte disso estivesse por trás das reclamações sobre mau funcionamento do Colt M4, em vez de qualquer coisa com as próprias armas.

#20 ·
A LPS fabrica um lubrificante de filme seco de PTFE para altas temperaturas que usamos em inversores de empuxo de motores de aeronaves a jato. Ele deixa uma película um tanto transparente e é até recomendado para superfícies de rolamentos esféricos nessas unidades. Diz: "Recomendado pela Ford e Learjet" no recipiente.

#21 ·
Eu penso na linha de Nowinca, exceto que sou fã do BreakFree CLP. Eu entendo a parte sobre um lubrificante seco ser benéfico no processo de ciclagem, mas e a parte da proteção? Passei um bom tempo no mato, onde limpar sua arma de fogo nem sempre é possível em um determinado momento, então opto pela parte de proteção/lubrificação.

A propósito – eu tinha um primo e um amigo da família que foram pegos na armadilha na Coreia durante temperaturas extremamente frias – tão frias que tiveram que remover todo o lubrificante para que suas armas funcionassem. Eu me pergunto o que eles teriam dado por algum lubrificante seco naquela época? Eu imagino bastante. Joseph