Colt Forum banner

Mauser C96 an heads--up

1 reading
5.1K views 13 replies 5 participants last post by  Kurusu  
#1 · (Edited)
Uma foto recente de uma Mauser C96 de um membro do fórum me deixou pensando.

Há uma fraqueza no design desta pistola, e pode ser catastrófica tanto para a pistola, mas principalmente para o seu atirador.

Esta chamada "fraqueza" não é realmente culpa da pistola, mas pode acontecer por pelo menos 3 fatores.

Para começar, deixe-me identificar o ponto "fraco". Circulado em vermelho é a área que precisa ser observada.

Nesta foto você pode ver a extremidade traseira da extensão do cano e o encosto da mola de recuo.

É fundamental que o retângulo mais recuado da extensão do cano tenha linhas verticais perfeitamente quadradas e que o encosto da mola de recuo (retentor do ferrolho) esteja nesta posição. É também muito importante que não haja qualquer deformação no orifício para o encosto entrar na extensão do cano.

Exemplo do furo em boas condições.

Para começar. Se você possui uma pistola que não está em conformidade com esses padrões. Não atire com ela.

Continua sobre as possíveis razões para uma condição insegura.

#2 ·
Essa é uma boa informação para qualquer comprador de Broomhandle, e é uma das primeiras coisas que verifico ao inspecioná-los. Eu vi várias pistolas sendo rebitadas, dobradas ou rachadas nessa área, e isso é um desastre esperando para acontecer. Você não quer o ferrolho na sua cara, então verifique isso antes de atirar.

Muitos dizem que a principal causa disso é que alguém atirou munição 7,62x25 Tokarev nela. Este cartucho vai engatilhar e disparar muito bem em um C-96, mas alguns são carregados com pressões que são maiores do que o C-96 pode suportar. Você também ouve pessoas dizerem que "eles atiraram munição Tokarev em seu C-96 por anos sem problemas", mas eu ainda chamaria isso de uma prática insegura. Pode aguentar centenas de tiros de Tokarev, mas você pode ser aquele que atira no tiro que o faz quebrar.

#5 ·
Essa é uma boa informação para qualquer comprador de Broomhandle, e é uma das primeiras coisas que verifico ao inspecioná-los. Eu vi várias pistolas sendo rebitadas, dobradas ou rachadas nessa área, e isso é um desastre esperando para acontecer. Você não quer o ferrolho na sua cara, então verifique isso antes de atirar.

Muitos dizem que a principal causa disso é que alguém atirou munição 7,62x25 Tokarev nela. Este cartucho vai entrar e disparar muito bem em um C-96, mas alguns são carregados com pressões que são maiores do que o C-96 pode suportar. Você também ouve pessoas dizerem que "eles atiraram munição Tokarev em seu C-96 por anos sem problemas", mas eu ainda chamaria isso de uma prática insegura. Pode aguentar centenas de tiros de Tokarev, mas você pode ser aquele que dispara o tiro que o faz quebrar.
Eu também acredito que essa é a principal causa. O primeiro C96 que disparei há cerca de 20 anos estava muito dobrado na extremidade da extensão do cano (naquela época eu não sabia que era perigoso:eek:). E eu sabia que ele havia disparado muita munição 7,62 Tokarev que havia sido capturada nas Guerras Coloniais e que era principalmente comida para PPSH.

#3 · (Edited)
Parte II - as razões

O problema acima pode aparecer pelas seguintes razões.

1 O mais comum. O uso de "munição errada". O 7,63 Mauser foi clonado pelos russos. É o 7,62 Tokarev. No carregamento original, esta bala, que pode ser colocada na câmara e disparada em um C96, pois compartilha dimensões externas semelhantes, era muito próxima da bala Mauser. Mas, mais tarde, foi "carregada a quente" para melhorar seu desempenho nas metralhadoras PPSH. Essas cargas turbinadas não são seguras em um C96 e o danificarão em seu ponto mais fraco.

2 Manipulação do tempo de travamento. Seja reduzindo o comprimento da mola principal (a mola do martelo) na tentativa de obter uma melhor tração do gatilho (nunca uma boa ideia em nenhuma arma) ou, porque a mola principal se desgastou (pode acontecer, mas é raro). Isso lhe dará um tempo de travamento mais rápido que aplicará estresse excessivo em seu ponto mais fraco

3 Peças de reposição mal executadas (ou totalmente falsificadas). Existem peças no C96 que têm um acabamento muito duro, não sendo fácil ou caro reproduzi-las corretamente. As que mais importam neste caso são o bloco de travamento e o encosto da mola de recuo. Em C96 provenientes da China, nunca se pode ter certeza se uma peça "correspondente" desejável não foi substituída por uma cópia fabricada localmente. Se for o caso, é provável que o metal usado não tenha as mesmas características do original.

O bloco de travamento deve ser cuidadosamente inspecionado para ver se as orelhas de travamento estão cortando e se seu contato com o parafuso permanece verdadeiro.

E como eu o desmontei para tirar as fotos.:rolleyes:

#6 ·
E mais um pequeno pedaço de conhecimento obscuro! É isso que torna este site tão útil e importante.
Como eu disse: aprendo algo novo todos os dias.
Eu não sabia que Tokarev funcionaria em um C-96. Eu estava, no entanto, ciente de que o C-96 de 9mm não deveria ser disparado usando munição específica para SMG.
Apesar das áreas imprevisíveis que foram sujeitas a fortes impactos quando munição incorreta foi usada, a pistola é um design único que foi um sucesso comercial nos dias em que as pistolas semiautomáticas eram algo completamente novo e, muitas vezes, complicado, pesado e problemático.
Eu fiz a devida diligência em minha pesquisa quando comecei, e não faz mal conduzir inspeções de tempos em tempos.

A mola principal nestes está bem dentro das entranhas do mecanismo de bloqueio (completamente destacável em bloco), e é a principal resistência ao movimento para trás do ferrolho. A mola no ferrolho é estritamente um pouco leve, cujo único propósito é fechar o ferrolho. Ele oferece resistência insignificante ao recuo.
A pergunta que tenho é: uma nova mola principal irá desacelerar a ação o suficiente para minimizar o impacto do batente do ferrolho e da extensão do cano?
E também, uma carga mais leve que ainda aciona a ação será uma vantagem em termos de desgaste?
Talvez ambos?
Colt Forum para sempre!
HooRah!

#10 ·
Algumas munições 7.63 Mauser também são carregadas a quente. Tenho cerca de 500 cartuchos de munição Sellior & Bellot que foram vendidos como excedentes há anos. Disparei algumas balas em um cabo de vassoura e decidi atirar apenas com um CZ-52. Nunca cronometrei, mas meu cabo de vassoura não gostou.
Eu me pergunto se 7.63 Mauser foi alguma vez carregado para pressão e velocidade do tipo arma automática?
Ou, para ser mais direto, havia pistolas automáticas para isso?